segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Biologia

Citoesqueleto


Microtúbulos: Servem de suporte para a célula mantendo o formato e a organização interna. Eles são formados por varias moléculas de uma proteína globular chamada tubulina.




Centríolos: Estrutura cilíndrica composta de 9 grupos de 3 microtúbulos protéicos. Essas organelas trabalham nos processos de mitose e meiose. Eles são responsáveis por dois tipos de estruturas celulares: os cílios e oi flagelos.

- Cílios e flagelos
São centríolos modificados que desempenham a função básica de promover o deslocamento em meio liquido e também pode promover a movimentação do liquido circundante, proporcionando a obtenção de alimento.

Microfilamentos: Formados por varias moléculas de proteína globular chamada actina. Juntamente com a miosina, eles desempenham a função de contração e distensão das células musculares.

-Cicloses
Correntes citoplasmáticas que deslocam organelas.
-Movimento amebóide:
A movimentação em seu citoplasma altera a forma da célula provocando ser deslocamento, ocorre a formação de projeções citoplasmáticas que recebem o nome de pseudópodes.


Síntese transporte e armazenamento das macromoléculas


Ribossomos: São organelas que participam no processo de síntese protéica, formados por duas partes de tamanhos diferentes de um ácido nucléico chamado RNA ribossômico (RNAr).


Retículo endoplasmático: Composto por caminhos delimitados por uma membrana, sua principal função é a de transporte. Existem dois tipos: O granuloso que possui um sistema de túbulos achatados e ribossomos aderidos a ele e o não-granuloso que possui um sistema mais cilíndrico e sem ribossomos aderidos nele.


Complexo golgiense: formado por sáculos lameliformes interligados, denominados golgissomos, ele desempenha a função de armazenamento.


Lisossomos: São organelas que possuem em seu interior grande quantidade de enzimas que realizam a digestão intracelular. Eles podem realizar a função heterofágica e autofágica.



- Função heterofágica
As partículas alimentares penetram na célula por fagocitose ou pinocitose e ficam armazenadas em vacúolos alimentares (fagossomos ou pinossomos), juntam-se com os lisossomos primários formando vacúolos digestivos, fazendo a digestão. Os resíduos são armazenados em corpos residuais e mais tarde eliminados por clasmocitose.


- Função autofágica
É o processo de digestão de matérias já presentes na célula como o de estruturas citoplasmáticas que não estão mais realizando suas funções, ocorrendo assim à renovação do material citoplasmático.
Esta função também pode transformar um tipo de celular em outra como é o caso das hemácias que eliminam seu núcleo por exocitose e faz a autofagia das organelas citoplasmáticas.

Peroxissomos: Sua função é de oxidação de certas substancias orgânicas, em especial ácidas graxas. Porém à formação de um produto tóxico, a água oxigenada que é logo degradado pela enzima catalase.

Vacúolos: São importantes para fenômenos osmóticos das células, eles são delimitados pelo tonoplasto.

Plastos

São encontrados somente em células de plantas e alguns protistas.
Cloroplastos: Possuem os pigmentos da clorofila e carotenóides.
Cromoplastos: Possui como pigmentos os carotenóides, mas sem clorofila. Não realiza a fotossíntese e é responsável pela cor amarela, alaranjada e avermelhada das plantas.
Leucoplastos: São incolores, pois não possuem pigmentos. Eles podem armazenar amido, óleos e proteínas. Se expostos à luz podem dar origem a cloroplastos.

Mitocôndrias

As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular.
O conjunto de mitocôndrias de uma célula se chama condrioma. A mitocôndria possui duas membranas lipoprotéicas: uma externa que é lisa e continua e uma interna que apresenta invaginações, formando as cristas mitocondriais.
Nas cristas há a delimitação da matriz mitocondrial que é rica em enzimas que atuam nas etapas da respiração. Dentro dessa matriz pode-se encontrar:grânulos densos, ribossomos chamados de mitorribossomos e moléculas de DNA e RNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário