segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O núcleo e a síntese protéica

O Núcleo esta presente nas células eucariotas e coordena e comanda todas funções celulares.
A maioria das células possui um núcleo ou seja são chamadas de mononucleadas, porem existem também as binucleadas (dois núcleos), multinucleadas (vários núcleos) e as anucleadas (que durante a diferenciação perdem o núcleo por exocitose).


Interfase = antes da divisão celular.
O Núcleo interfásico é constituído pela carioteca, pelo nucleoplasma, pela cromatina e pelo nucléolo.

Carioteca
Ela separa o material nuclear do citoplasma. Formada por duas membranas lipoproteicas com organização estrutural semelhante à das demais membranas celulares. Elas são separadas entre si por um espaço chamado espaço perinuclear.
A membrana externa se comunica com o R.E.R e apresenta ribossomos aderidos a ela.
A carioteca possui poros que delimitam espaços onde ocorretroca de substancias entre o núcleo e o citoplasma. Em cada poro há complexos de proteínas que regulam a entrada e saída de substâncias.





Cromatina e nucleoplasma

Dentro do núcleo interfásico, cada cromossomo que é constituído por DNA associado a proteínas básicas (histonas), forma a cromatina.
Com o uso do microscópio nota-se que a cromatina pode se dividir em dois tipos básicos: a heterocromatina que corresponde à região mais corada da cromatina, pois os filamentos estão condensados e a eucromatina que corresponde a região menos corada, pois os filamentos não estão condensados.

O Nucleoplasma é constituído de substancias dissolvidas em água e nele estão imersos os filamentos de cromatina e nucléolo.

Nucléolo

Corpúsculo denso, sem membrana, presente no interior do núcleo. Região de síntese de um acido nucléico denominado ácido ribonucléico ribossômico (RNAr). Essa síntese ocorre em certas regiões onde há determinados cromossomos, chamadas régios organizadoras do nucléolo, pois nelas existem genes para a síntese de RNAr.
Depois da síntese o RNAr associa-se a proteínas, formando grãos de ribonucleoproteínas, que comporão os ribossomos.
O nucléolo corresponde a região de concentração de ribonucleoproteínas e RNAr.

Cromossomos, genes e DNA

Os cromossomos dos eucariontes são formados por DNA e proteínas. O DNA é formado por genes, por isso, ele que comanda e coordena todas as funções nas células. Estudos demonstram que cada gene comanda a síntese de uma proteína ou de um polipeptídeo diferente. Na síntese de uma proteína um gene é transcrito em moléculas de RNA que vão ser traduzidas em moléculas de proteínas no citoplasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário